Última atualização do site: 28 de Março de 2024 - 11:31h.

08/11/2021
SAÚDE DE PALMITAL PROMOVE PALESTRAS NAS ESCOLAS EM COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A equipe de Agentes de Endemias da Prefeitura de Palmital, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está levando às escolas do município palestras educativas sobre a Dengue nesse mês de Novembro, intensificando, neste período que antecede o verão, as ações de prevenção contra o mosquito.

Nesta segunda-feira (08/11), foi realizada a palestra para os alunos e professores na Escola Silvio de Brida Mariot. O objetivo das palestras é informar, conscientizar, prevenir e evitar a proliferação, surto e epidemia da dengue (Aedes Aegypti) no município. Os alunos aprenderam o quanto é importante cuidar do ambiente e os cuidados que todos devem ter no dia a dia em suas casas e outros locais.

Durante o encontro, a principal orientação dada a todos, foi sobre o extermínio dos criadouros, os locais onde os mosquitos nascem e se desenvolvem. Houve a participação e muita empolgação por parte dos alunos e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e dar sugestões de ações de combate ao mosquito.

DOENÇAS

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.

Uma vez infectada, a pessoa pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.

Na presença destes e/ou qualquer outro sintoma desconhecido, procure uma unidade de saúde e não faça uso de medicação sem prescrição de um profissional da saúde.
O Aedes aegypti se multiplica quando a fêmea deposita os ovos em focos de água parada. Dessa forma, a principal forma de prevenção é evitar a proliferação eliminando focos de água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito.

DICAS

. Tampar os tonéis e caixas d’água
. Manter calhas sempre limpas
. Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo