Última atualização do site: 23 de Abril de 2024 - 22:13h.

09/11/2021
Secretaria de Saúde promove ação alusiva ao Novembro Azul nesta terça
O mês de novembro é marcado por um maior movimento em prol da saúde do homem no Brasil. O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.

Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde, a Prefeitura de Palmital marca presença na mobilização “Novembro Azul” e preparou um mês de ações de saúde voltadas para eles. A abertura aconteceu nessa terça-feira (09/11), na unidade básica de saúde (UBS) Central, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, e contará com ações gratuitas para atender o público-alvo: homens de 50 anos ou mais; que poderão realizar exames de PSA, que possibilita identificar alterações na próstata. Para participar basta os homens procurarem a UBS mais próxima de suas residências.

Serão realizadas ações como consultas para levantar sintomas; avaliações físicas e exame laboratorial, orientações com profissionais da saúde; testes rápidos e verificação de pressão arterial.

Essa mobilização reforça a importância das ações preventivas e de deixar para trás visões preconceituosas e tabus que ainda permeiam o universo masculino, mostrando a necessidade da realização regular de consultas e exames de rotina.