Última atualização do site: 27 de Março de 2024 - 16:32h.

16/04/2021
INFORMATIVO AMBIENTAL: PROTEJA O GAMBÁ!

Você sabia que também somos conhecidos popularmente como raposa e saruê?!

Outra curiosidade é que somos mamíferos marsupiaisou seja, a gestação é dividida em duas etapas: uma que ocorre dentro do útero da fêmea e a outra que ocorre dentro do marsúpio, aquela bolsa localizada na barriga da fêmea, como no canguru, onde os filhotes vão mamar até que estejam totalmente desenvolvidos. O número de filhotes varia de 6 a 8 por gestação. Quando os filhotes estão mais desenvolvidos saem do marsúpio e agarram os pelos do dorso da mãe. A partir daí começam a se aventurar até conquistar sua independência.

Nós podemos atingir o tamanho de um gato doméstico, pesando de 1kg a 2kg.

Nossa alimentação é diversa, contemplando frutas, larvas, insetos, cobras peçonhentas e escorpiões. Por isso somos de extrema importância ecológica, pois auxiliamos na dispersão de sementes e no controle de pragas. Comemos 4.000 carrapatos por semana!

Muitas vezes somos solitários, de hábitos noturnos e muito acostumados com o ambiente urbano, sendo avistado em lixos, em busca de alimentos, ou em forros de casas procurando proteção.

Temos um cheiro característico, que não agrada muitos, mas ele é exalado quando nos sentimos acuado ou em perigo e que serve como estratégia de proteção.

NÃO MALTRATE, NÃO ATROPELE!

São animais silvestres protegidos por Lei. Maltratá-los, ferí-los, gerar qualquer espécie de dano ou malefício intencionala este e outros animais é crime. Cada vez mais próximos às áreas urbanas, podem sofrer atropelamentos, ataques de cães domésticos, ou mesmo maus-tratos de mal intencionados que desconhecem a espécie, ou por pura ignorância humana. São totalmente inofensivos e úteis na natureza. Seja consciente!