Escolas do Paraná podem mostrar ações em novo ambiente virtual

As escolas estaduais terão este ano um novo espaço virtual para mostrarem à sociedade as boas ações que desenvolvem pela educação do Paraná. A Secretaria de Estado da Educação lança nos próximos meses o projeto Conexão Escola – uma rede de compartilhamento de boas práticas escolares que pretende dar força à educação paranaense.

“Muitas experiências positivas e enriquecedoras movimentam as nossas escolas. Precisamos dar visibilidade a essas importantes iniciativas que reforçam o comprometimento, a dedicação, o trabalho e a capacidade dos nossos professores, pedagogos, funcionários, alunos e familiares em transformar a comunidade através da educação”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

A proposta inovadora faz com que as próprias escolas alimentem o novo espaço com notícias, vídeos, fotos e áudios dos trabalhos diferenciados que são realizados na instituição envolvendo a comunidade escolar. A ideia é que o Conexão escola se torne um ambiente virtual inspirador a todas as escolas, uma fonte de informações que motive a prática pedagógica e um local de registro do que de melhor está sendo feito na educação paranaense.

“O Conexão Escola vai permitir mais interação entre as escolas. Podemos mostrar que estamos fazendo, mas também conhecer o que as outras escolas estão fazendo. Essa vivência é boa e pode nos ajudar a ir no caminho certo”, comentou o diretor César Cima Júnior, da Escola Estadual do Campo Vargem Bonita, a sete quilômetros de Ampere, Sudoeste do Paraná.

O Conexão Escola não substitui o Portal da Educação, responsável pela material institucional da Secretária da Educação, e nem o Dia a Dia Educação, que tem um caráter mais pedagógico.

MULTIPLICADOR – Para a seleção, produção e postagem das matérias no Conexão Escola é necessário que cada escola tenha o seu multiplicador – um profissional com um perfil proativo e com bom relacionamento com a comunidade escolar e também é preciso que tenha noções básicas do uso de mídias sociais.

O multiplicador vai receber informações e orientações sobre o trabalho em rede, bem como sobre as ferramentas que poderão ser utilizadas. Com isso, a Secretaria da Educação trabalha com a expectativa que o espaço virtual do Conexão Escola esteja funcionando já no primeiro semestre.

CADASTRO – As escolas interessadas em participar do projeto devem enviar a indicação do seu multiplicador para o e-mail conexaoescola@seed.pr.gov.br com as seguintes informações: nome da escola, município, nome completo do multiplicador, seu e-mail, seu telefone de contato e sua função que desempenha na escola.