Município promove formação em Saúde Mental para ACS e técnicos em enfermagem

A Secretaria de Saúde de Palmital está realizando no município a Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica. A formação teve início, na manhã desta quarta-feira (28), e tem duração de cinco dias. A primeira etapa do Projeto Caminhos o Cuidado, reuniu profissionais de Palmital e Boa Ventura de São Roque e a segunda etapa será para os demais ACS do município e de Laranjal.
Os palestrantes, João Elisângelo Alves de Almeida (Guarapuava) e Juliana Carraro Boeira (Laranjeiras do Sul) irão orientar os agentes e técnicos em enfermagem sobre saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A meta do Ministério da Saúde é oferecer formação para a totalidade dos agentes e um auxiliar/técnico de enfermagem por equipe de saúde da família.
O objetivo é contribuir para formação desses profissionais, para que possam atuar no acolhimento e escuta embasando suas práticas de cuidado em saúde mental.
O prefeito Darci Zolandek e a secretária de Saúde, Silvana Terezinha Schluter participaram da abertura do evento que foi organizado pela enfermeira, Regiele Fernandes.