Química, física e biologia são as primeiras aulas transmitidas na éParaná
Química, física e biologia são as primeiras aulas transmitidas na éParaná

Os professores da rede estadual de educação Cristiano Carvalho, Cícero Bittencourt Bueno e Samyra de Lourdes Stephar abrem com aulas de física, química e biologia os três primeiros programas do Gabaritando Enem, neste sábado (21), na éParaná (canal 9). As aulas vão ao ar das 12h às 13h30.

Na aula de Física serão relembrados os tipos de energia e suas transformações. Para Química foi reservada temas como forças intermoleculares e funções orgânicas. O professor de Biologia falará sobre as teorias de Lamarc e Darvin, além de um pouco de citologia.

O Gabaritando é uma parceria das secretarias estaduais de Educação e de Comunicação Social para produzir e levar ao ar conteúdos relativos ao Exame Nacional do Ensino Médio para a TV pública do Paraná. “É um projeto que vai ajudar muitos alunos a melhorarem o desempenho nas provas, e acima de tudo mostrar para a sociedade a qualidade dos nossos professores”, destaca o secretário de estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

PROGRAMAÇÃO – Os programas serão apresentados em quatro sábados seguidos, até 19 de outubro, uma semana antes do exame, marcado para 26 e 27 de outubro. Os programas serão reprisados durante a semana na programação da éParaná.

Para assistir ao vivo pela internet basta acessar www.rtve.pr.gov.br. A exceção da transmissão pela internet será no dia 21 porque a Celepar mudará para um novo data center. As aulas poderão ser vistas também pelo Youtube.

Um pacote de dicas e questões comentadas por técnicos das disciplinas, do Departamento de Educação Básica, vão entrar na grade de programação da TV éParaná, e também durante o éAgora, da rádio FM na frequência 97,1.

Os estudantes poderão assistir também aos aulões quantas vezes quiserem, pelo portal www.diaadia.pr.gov.br. Além disso, as “Dicas Quentes do Enem” ficarão à disposição das emissoras via Aerp Notícias, que abrange as emissoras de rádio do Estado.

Os programas foram gravados no Colégio Estadual do Paraná, durante as aulas preparatórias para o Enem. Serão exibidas três disciplinas por sábado, cada uma com meia hora de duração. No último sábado será veiculado um episódio especial para os professores responderem questões de alunos enviadas pelo twitter pelo código #GabaritandoEnem.

EXAME – O Enem é realizado uma vez por ano e tem cinco provas, quatro com questões de múltipla escolha e redação. A nota pode ser usada para processos seletivos como vestibulares de instituições públicas e particulares. O exame é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em 100 instituições federais e estaduais de ensino superior, participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Dias de apresentações do Gabaritando no Enem na éParaná (das 12h às 13h30):

21/9: Física, química e biologia

28/9: Arte, português e matemática

5/10: Espanhol, redação e inglês

12/10: Sociologia, filosofia, história e geografia

19/10: Perguntas/respostas (episódio especial)

Rua Moisés Lupion, 1001 - Centro - CEP: 85270-000 / Fone: (42) 3657-1222
Online:
Facebook Prefeitura Palmital
Feed