Saúde de Palmital intensifica combate ao câncer de mama

O Câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil e a idade constitui um fator de risco. A doença, rara antes dos 35 anos, tem grande incidência que cresce rápido e progressivamente a partir desta faixa etária. Para alertar contra este ‘perigo’, a Prefeitura de Palmital, através da Secretaria de Saúde, está abraçando novamente esta causa.

Algumas características servem de alerta, como: menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos), ocorrência da primeira gravides após os 30 anos, história familiar de câncer e a nuliparidade (não ter filho).

Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mamografia regularmente e devem também cultivar o hábito do autoexame das mamas. A mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser papável, e a imagem reproduzida da mama apresenta baixa exposição à radiação, não oferecendo risco à saúde da mulher. A chance de cura da doença pode ser de 95% se diagnosticada no início.

Para alertar as mulheres, a Secretaria de Saúde de Palmital, em parceria com o Conselho da Mulher Empresária, irá realizar várias atividades educativas, de lazer e atendimentos especialmente às mulheres.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que na população feminina o risco de apresentar a doença chega a ser de uma em cada nove mulheres.

Programação Outubro Rosa:

Dia 9-
Manhã- Pedágio de ações preventivas, com entrega de panfletos sobre Outubro Rosa e Novembro Azul;

Dia 24-
Dia D de coleta de exames preventivos, durante todo o dia;

Dia 30-
8h00- Caminhada pela vida, saída da Praça Antonio Barbosa e concentração no Clube dos Idosos, com café da manhã e palestras.

Foto: Regiele Matozo Fernandes, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Palmital.