Secretaria da Agricultura vai participar de ações da Copa Paraná Rural
Secretaria da Agricultura vai participar de ações da Copa Paraná Rural

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai participar de ações da Copa Paraná Rural, que está sendo desenvolvida pela Ecoparaná visando a realização da Copa do Mundo em 2014. O acordo foi firmado em reunião realizada quarta-feira (08) entre o secretário Norberto Ortigara, e o superintendente da Ecoparaná, Pedro Guerra.

A Secretaria desenvolve o projeto Caminhadas Internacionais na Natureza, que neste ano prevê mais de 80 roteiros em vários municípios do Estado. A Emater está constatando uma boa aceitação das caminhadas junto ao meio rural, iniciativa que auxilia a ampliar e valorizar as atividades da agricultura familiar, assim como promover o turismo rural no interior do Estado.

“Isso acaba também movimentando e aquecendo as economias locais onde acontecem as caminhadas. A participação e apoio das prefeituras na organização desses roteiros são muito importantes”, destaca Norberto Ortigara.

Para Pedro Guerra, projetos como o Caminhadas da Natureza, assim como a feira Sabores do Paraná, podem ser potencializados pela parceria com a Ecoparaná, visando os eventos internacionais. “Teremos a presença de muitos turistas e visitantes estrangeiros que poderão também interagir com as ações que já integram o calendário de atividades ligadas ao turismo rural, bem como aos nossos inúmeros recursos naturais do Estado”, explicou.

Pedro Guerra destaca que o Paraná é um estado com vocação agrícola. “Essa característica, associada a uma ocupação rural constituída em sua maioria de pequenas e médias propriedades, insere o Estado em boas ações de qualificação e promoção dos produtos e serviços junto ao turismo rural na agricultura familiar”, disse o superintendente da Ecoparaná, lembrando também da parceria já realizada com o Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf).

No encontro, ficou acertada a participação da Ecoparaná em três Feiras Sabores do Paraná, desenvolvidas em conjunto pela Seab e Emater, em Curitiba, no litoral do Estado, e em Foz do Iguaçu, além da participação das Feiras de Orgânicos realizadas no Paraná.

Em 2011, através do Contrato de Gestão celebrado com Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado do Turismo, e o Instituto Ambiental do Paraná, o Ecoparaná passou a desenvolver um novo modelo de gestão nas áreas de uso público nas Unidades de Conservação do Estado do Paraná. Entre essas unidades estão os Parques Estaduais de Vila Velha, em Ponta Grossa; do Monge, na Lapa; de Palmas, em Palmas; o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis; e os terminais turísticos, na Ilha do Mel.

Fonte: AEN

Rua Moisés Lupion, 1001 - Centro - CEP: 85270-000 / Fone: (42) 3657-1222
Online:
Facebook Prefeitura Palmital
Feed