UEPG e Unioeste matriculam seus novos calouros nesta quinta e sexta-feira

Cerca de 1,9 mil estudantes aprovados no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão aptos a fazer suas matrículas nesta quinta e sexta-feira (dias 23 e 24), a partir das 8h30. Os estudantes foram aprovados em primeira chamada no Vestibular de Inverno (719 vagas), no Vestibular de Verão (734 vagas) e no Processo Seletivo Seriado (PSS 2013 – 490 vagas).

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os candidatos aprovados em primeira chamada devem comparecer nesses mesmos dias (23 e 24) à Secretaria Acadêmica do Campus de funcionamento do curso escolhido. O horário de atendimento das Secretarias Acadêmicas é das 8h30 às 11h30, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

UEPG – Para os cursos de Ponta Grossa e Castro, as matrículas ocorrem na Central de Salas, no Campus de Uvaranas, em horários específicos, conforme boletim distribuído aos vestibulandos ao final das provas dos respectivos concursos. Em Telêmaco Borba, as matrículas para os aprovados no curso de Administração/Comércio Exterior serão realizadas nesta sexta-feira (dia 24), às 19h30, no Campus da UEPG do município.

Apenas para os aprovados no curso de Medicina, com ingresso no segundo semestre, o registro acadêmico e matrícula serão efetuados em 12 de maio, às 14h30, no Auditório do bloco de Engenharia Civil, no Campus de Uvaranas, em Ponta Grossa.

Nos locais de matrícula, os calouros serão recepcionados por equipes da Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante (CAOE). Cada novo acadêmico receberá uma caneta e bloco personalizados da UEPG e orientações para participação no Programa de Acolhida ao Calouro, no início do ano letivo, no dia 10 de fevereiro.

Na página da CAOE no Facebook (www.facebook/caoe.uepg) todos poderão participar de uma gincana virtual. Os vencedores das provas propostas receberão canecas personalizadas da UEPG para utilização no Restaurante Universitário (RU).

A coordenadora da CAOE, professora Gislaine Baniski, observa que a gincana tem o objetivo de criar um canal entre a instituição e os acadêmicos nas redes sociais. “Eles estão permanentemente conectados. Por isso decidimos não trabalhar com material impresso, que acaba gerando lixo”, diz a professora Gislaine, comentando que toda a programação de ‘Acolhida ao Calouro’ será divulgada através da ‘fanpage’ da CAOE.

Segundo a coordenadora da CAOE, esse primeiro contato também pretende tranquilizar os alunos, pais e familiares quanto à recepção aos calouros no primeiro dia de aula. “Há dois anos, a UEPG criou um programa de recepção, acolhida e ambientação dos estudantes, para coibir a realização de trotes violentos”, comenta Gislaine Baniski.

“Na primeira semana de aula, eles vão participar de uma série de atividades e ações solidárias desenvolvidas com conjunto com coordenadores de curso, professores e veteranos”. Nestes dois dias de matrícula, a CAOE ainda estará à disposição de alunos e pais com informações sobre locais para ficar e morar em Ponta Grossa.

MATRÍCULA – O candidato deve, obrigatoriamente, acessar o site (www.uepg.br) no item “matrículas calouros 2014”, para completar os dados cadastrais de sua ficha de registro acadêmico, que estará disponível, devidamente personalizada. Para acessar o formulário de requerimento deverá usar o número do CPF ou o número da inscrição e a data de nascimento.

Após o preenchimento, deve confirmar os dados, imprimir, datar, assinar e apresentar juntamente com os documentos solicitados para a matrícula no dia, local e horário estabelecidos. A relação de documentos inclui histórico escolar de conclusão do Ensino Médio (original e cópia) ou duas cópias do diploma de nível superior; duas cópias da certidão de nascimento; uma cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor e documento militar.

Para os relacionados em lista de espera, as matrículas estão marcadas para os dias 30 e 31 de janeiro, em Ponta Grossa; 31 de janeiro, em Telêmaco Borba; e 19 de maio, para o curso de Medicina. Neste caso, os candidatos deverão ficar atentos à publicação de edital, no dia 28 de janeiro, com o número de vagas resultantes do não comparecimento de candidatos convocados em 1ª chamada.

UNIOESTE – Para a realização da matrícula, o candidato deve comparecer pessoalmente ou por meio de terceiros autorizados, com a seguinte documentação a ser entregue à Unioeste: histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente, contendo as notas de todas as séries, em duas vias, uma das quais deve ser a original, ou ainda duas fotocópias autenticadas do diploma de conclusão de curso de ensino médio (quando se tratar de curso técnico), ou, ainda, do diploma de curso de graduação, acompanhadas do respectivo histórico escolar.

Deverá apresentar também duas fotocópias autenticadas da certidão de nascimento ou de casamento e carteira de identidade civil ou militar e uma fotocópia autenticada do CPF próprio, duas fotos de tamanho 3×4 recentes, cópia de documento que prove estar em dia com as obrigações militares.

O candidato que se classificou no limite de vagas como cotista deve apresentar duas vias (uma delas original) de Histórico Escolar que comprove que cursou todo o Ensino Médio integral e exclusivamente em Escola Pública do Brasil e não ter curso de graduação concluído.

O candidato que realizou seus estudos em instituições estrangeiras deverá comparecer no campus do curso, pessoalmente ou por meio de terceiros autorizados, e entregar além dos documentos previstos acima, duas fotocópias autenticadas do comprovante de conclusão de ensino médio ou superior, revalidado no Brasil, na forma da lei, ficando dispensada a revalidação nos casos de comprovante de conclusão de estudos de nível médio não técnico realizados nos países integrantes do Mercosul.

ESTRANGEIRO – O candidato de nacionalidade estrangeira deverá apresentar duas fotocópias autenticadas de cada um dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento traduzido por tradutor juramentado; registro nacional de estrangeiro emitido por autoridade brasileira, válido à data da matrícula; comprovante de conclusão de ensino médio ou superior, revalidado no Brasil, na forma da lei, ficando dispensada a revalidação nos casos de comprovante de conclusão de estudos de nível médio não técnico realizados nos países integrantes do Mercosul.

Poderá obter aproveitamento de estudos o aluno que tenha cursado com aproveitamento disciplina idêntica ou equivalente em curso de graduação, devendo requerê-lo junto à Secretaria Acadêmica e, no ato da matrícula, anexar ao pedido os seguintes documentos: histórico escolar emitido pela instituição de origem, contendo a carga horária, nota ou conceito e período letivo da disciplina de que deseja dispensa.

E mais: documento expedido pela instituição de origem em que constem o número e a data do ato de reconhecimento ou da autorização do curso no qual cursou a disciplina de que deseja dispensa, caso não conste do histórico escolar e, por fim, cópia dos programas ou planos de ensino das disciplinas da instituição de origem cursados com aprovação, vistados pela própria instituição.

VAGA – O candidato convocado para a matrícula, em qualquer chamada, que deixar de efetuá-la no prazo estabelecido perderá o direito à vaga. Após a efetivação da matrícula, os alunos deverão obrigatoriamente confirmar sua matrícula nos prazos previstos em calendário ou em edital. O aluno que não confirmar sua matrícula perderá o direito à vaga.

O candidato que efetivar a matrícula e, por qualquer motivo, desistir do curso deverá providenciar o cancelamento da matrícula na Secretaria Acadêmica do Campus de funcionamento do curso. As vagas oriundas dos cancelamentos de matrículas dentro do prazo previsto no calendário de matrícula serão aproveitadas para a realização de chamadas subsequentes do mesmo curso e turno, por meio de chamadas sucessivas.

Mais informações e a lista dos aprovados em primeira chamada podem ser adquiridas no edital publicado no site www.unioeste.br/vestibular/

Na UEPG, mais informações nos links www.uepg.br/prograd/Vestibular/Vest_PSS/vestpss2014.htm

www.cps.uepg.br/home/

Acesse a fanpage da CAOE www.facebook/caoe.uepg

Rua Moisés Lupion, 1001 - Centro - CEP: 85270-000 / Fone: (42) 3657-1222
Online:
Facebook Prefeitura Palmital
Feed