Última atualização do site: 06 de Julho de 2020 - 13:41h.
Cadastro Único

O que é
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios pela implementação de políticas públicas capazes de promover a mlehoria da vida dessas famílias.
Quem deve estar inscrito no Cadastro Único
Devem estar Cadastradas as famílias de baixa renda:
 . Que ganham até meio salário mínimo por pessoa;
 . Que ganham até 3 salários mínimo de renda mensal total.
Programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:

- Programa Bolsa Família;
 - Programa Minha Casa Minha Vida
 - Bolsa Verde - Programa de Apoio á Conservação Ambiental
 - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
 - Fomento - Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

- Carteira de Idoso;
 - Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda;
 - Programa Brasil Carinhoso
 - Programa de Sisternas;
 - Telefone Popular;
 - Carta Social;
 - Pro Jovem Adolescente;
 - Tarifa Social de Energia Elétrica;
 - Passe Livre para Pessoas com Deficiência;

Como Funciona
Como fazer para se inscrever no Cadastro Único
As famílias que se enquadram nas rendas acima e ainda não esta inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS - Centro de Referência em Assitência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
 - Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
 - Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é nescessário o CPF ou Titulo de Eleitor.
 - Excessão: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Nao precisa ser o CPF ou Titulo de Eleitor.
 - Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:

. Certidão de Nascimento
 . CPF
 . Carteira de Identidade (RG)
 . Carteira de Trabalho
 . Titulo de Eleitor
 Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz.

Importante :

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.
 . Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morarna residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.

SECRETARIA MUNICIAPL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PALMITAL
CONTATO: (42) 3657-1938

CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) CADASTRO ÚNICO E BOLSA FAMÍLIA CONTATO : (42) 3657-2023

PORTARIA N° 387/2020
Altera a Portaria nº 335, de 20 de março de 2020, para acrescentar medidas emergenciais na gestão do Programa Bolsa Família, criado pela Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, em decorrência da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.
Aceese o link