NORMAS E ROTINAS DO SERVIÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Elaborado em 13/11/2023 por:

Equipe de Revisão e colaboradores:
Natane Carla Camargo da Silva: Enfermeira Pronto Socorro/Coordenador a de Enfermagem
Marta lucia Myszka: Enfermeira– Enfermeira Epidemiologia
Ana Paula Snak: Enfermeira– ESF I
Aline Souza Pinto: Enfermeira
Meiry Larissa : Enfermeira – ESF II
Araceli Conrado – Enfermeira ESF V
Fernanda dos Santos – Enfermeira ESF IV
Débora Priscila dos Santos – Enfermeira ESF III
Alvandi – Téc. em Radiologia

INTRODUÇÃO
Na qualidade de Enfermeira atuante do Sistema Único de Saúde, deparei-me com a necessidade de um modo de trabalho organizado e padronizado, para qualificar e tornar homogenia à assistência prestada ao usuário das unidades de atenção básica e pronto atendimento do município de Palmital. Para tal me propus a elaborar as Rotinas do Serviço de Enfermagem. Os protocolos operacionais deverão ser revisados a cada período de dois anos, com o objetivo de mantê-lo o mais atualizado com as novas tecnologias. Temos como valores: respeito à pessoa, competência técnica, trabalho em equipe, comprometimento institucional, responsabilidade social e ética para mantermos um referencial de alta confiabilidade em saúde valorizando as nossas metas vinculadas à assistência humanizada. Acreditamos na assistência com qualidade e diferencial aos nossos pacientes, executando um trabalho de maneira sistemática e científica. Visamos melhorar a qualidade da assistência ao paciente para alcançar as suas necessidades específicas de maneira holística, tendo o objetivo de facilitar o trabalho e sanar dúvidas de todas as pessoas envolvidas no tratamento. Além disso, as normas e rotinas de enfermagem são exigidas pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

MISSÃO INSTITUCIONAL
Trabalhar na prevenção, através da orientação, humanização e informação ao seu quadro de servidores, colaboradores e usuários. Ser uma única Instituição no sentido de seus membros.

OBJETIVOS DA ENFERMAGEM
Nós, Enfermeiros das Unidades Básicas e Pronto Atendimento temos como objetivo profissional dedicar nosso serviço às pessoas; atender as necessidades de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos; buscar excelência num atendimento humanista; assistir o ser humano em seu ciclo evolutivo, tanto no estado de saúde como em episódios de doença, inseridos em seu ecossistema familiar e comunitário. Nossos valores passam pela busca permanente da qualidade com a satisfação dos usuários, através do mútuo respeito e parceria, investindo na capacitação de seu quadro de servidores para o mais qualificado desempenho de suas funções. Buscamos constantemente a melhoria dos serviços prestados, oferecendo uma assistência com profissionais especializados.