08/03/2022
Março Lilás - Exames de Prevenção ao Colo do Útero na Unidade de Saúde Central

Além do Dia Internacional da Mulher, o mês de março também serve para chamar a atenção sobre o câncer do colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer que mais atinge as brasileiras.

Por isso, a Prefeitura de Palmital por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a campanha de saúde da Mulher, Março Lilás. A ação conta com a realização do exame Papanicolau, um dos principais exames para o rastreamento do câncer do colo do útero, sem a necessidade de agendamento prévio, todas as terças-feiras durante todo o mês no Posto Central.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

É importante lembrar que a Prefeitura de Palmital tem essas ações durante todos os meses, mas em março é simbólico. Então, a saúde da mulher e a assistência em primeiro plano. Além de todo o trabalho que é feito para enfrentar o câncer do colo do útero, trabalhar a promoção da saúde faz a diferença.

Que as mulheres tenham vida longa e feliz!