21/09/2023
Palmital participa do curso de Formação para Controle Social no SUS
Nos dias 20 e 21 de setembro, Guarapuava/PR, foi palco de um importante evento que promoveu o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso de Formação para Controle Social no SUS, promovido pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, reuniu líderes sociais e representantes de diversas localidades, incluindo a dedicada servidora do posto Vanieli, a Assistente Social, que participou como representante do Conselho Municipal de Saúde de Palmital.

O objetivo principal dessas oficinas foi capacitar lideranças sociais e representantes do Conselho de Saúde para desempenhar um papel mais eficaz no controle e na participação da população na política de saúde. Essa iniciativa visa fortalecer a luta pelo direito humano à saúde, um direito fundamental de todos os cidadãos brasileiros.

Durante os dois dias de curso, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sólidos sobre o funcionamento do SUS, entender o papel dos Conselhos de Saúde na tomada de decisões e no acompanhamento das políticas públicas de saúde, além de aprender estratégias para promover uma participação efetiva e representativa da comunidade.

As oficinas e palestras ministradas proporcionaram um ambiente rico de troca de experiências e aprendizado, permitindo que os participantes saíssem mais capacitados e motivados para atuarem como agentes de transformação em suas respectivas comunidades.

A presença da servidora do posto Vanieli, representando o Conselho Municipal de Saúde de Palmital, demonstra o comprometimento da Administração Municipal com a participação ativa da comunidade no monitoramento e na construção de políticas de saúde mais justas e adequadas às necessidades da população. É com iniciativas como essa que se fortalece a democracia e se garante o pleno exercício dos direitos humanos, incluindo o direito à saúde, em nosso país.